MANAUS – Pesquisa Datafolha encomendada pela Uber mostra que, entre os moradores da Região Metropolitana de Manaus que não possuem veículo próprio, 67% consideram o transporte por aplicativo a opção mais segura para viajar durante a pandemia.
A bicicleta foi considerada a segunda melhor opção (17%) e o transporte público aparece em terceiro (5%). Para Uber, o resultado reflete as “profundas mudanças” na forma como as pessoas se movimentam pelas cidades que a pandemia de Covid-19 trouxe.
O Datafolha também perguntou os motivos para a escolha do modal de transporte durante a pandemia: 28% dizem que os aspectos mais importantes para a escolha é a segurança do transporte e o grau de aglomeração. A facilidade de acesso (11%) e o tempo de viagem (9%) vem em seguida. Já 8% afirmam o risco de contaminação como fator mais importante.
Com essa preferência pelos aplicativos de mobilidade, os números também revelaram que 61% dos moradores da Região Metropolitana de Manaus acreditam que esse tipo de opção vai aumentar, enquanto que 12% acreditam que deve ficar igual e cerca de 27% acreditam que o serviço deve diminuir.
Quando perguntado qual o grau de importância de ações para prevenir o contágio da Covid-19 no uso de apps de mobilidade, o uso de máscaras pelo motorista e usuário ficou em primeiro lugar. O carro ter sido higienizado por uma empresa especializada ficou em segundo lugar no ranking e em terceiro a disponibilidade de álcool em gel para motoristas.
Entregas crescem
A pesquisa também revelou novos hábitos no uso de aplicativos de delivery como Uber Eats, Rappi e iFood. De acordo com a pesquisa, cerca de 50% da população da Região Metropolitana já havia utilizado um app de entrega antes da pandemia. Esse número cresceu para 78%, um aumento de quase de 28 pontos percentuais. Além disso, 71% das pessoas que usam esse tipo de serviço revelaram ter aumentado a frequência de pedidos durante a pandemia.
Os motivos que levaram a essa mudança de hábitos também foram detalhados pela pesquisa: risco de contaminação, com 63%, e praticidade do serviço, com 44%, foram os fatores mais importantes para considerar o uso desse tipo de aplicativo durante a pandemia.
Avaliação
Para Claudia Woods, diretora-geral da Uber no Brasil, os dados mostram que a mudança no comportamento dos brasileiros precisa ser acompanhada pelos aplicativos. “Esse raio-x do Datafolha mostra o quanto estamos agindo de forma certa para permitir que mais pessoas possam utilizar a Uber de forma segura e tranquila. Continuaremos atentos para apresentar novas iniciativas, sempre seguindo as recomendações das autoridades médicas e especialistas em saúde, conforme o cenário da pandemia evolui”, completa Claudia.
A Uber ressaltou que, desde que a pandemia começou, “vem realizando diversas ações para diminuir riscos de contaminação de parceiros e usuários como: obrigatoriedade do uso de máscara para todos, reembolso de álcool em gel e proteção facial, distribuição de kits de higiene, limpeza veicular feita por uma empresa especializada em um centro de higienização, além de doação de viagens para atender àqueles que mais precisam se deslocar no momento de crise”.