MANAUS – A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) declarou, neste sábado (28), o reconhecimento da transmissão comunitária do coronavírus (Covid-19) no Amazonas, quando não é possível mais identificar quem está transmitindo o vírus para quem.
“Nós, já temos hoje, no Amazonas, a transmissão comunitária. Ou seja, nós saímos daquela fase de transmissão local, onde nós conseguíamos saber quem estava transmitindo para quem. Hoje nós não conseguimos mais saber. Vários desses novos casos são de pessoas que simplesmente apareceram com o novo coronavírus. Portanto, igual vários estados do país, nós temos transmissão comunitária”, disse a diretora do FVS, Rosemary Costa Pinto.
A informação foi divulgada durante a live transmitida neste sábado pelas redes sociais do Governo do Amazonas para atualização de informações sobre o novo coronavírus no Estado.
A transmissão comunitária ocorre quando não é mais possível identificar a fonte de transmissão de pacientes que contraem a doença, o que indica que o vírus já circula entre a população.
“Essa transmissão comunitária aumenta a responsabilidade de todos permanecerem em casa. Nós precisamos evitar a circulação e aglomeração de pessoas, de tal modo a diminuir a transmissão do vírus, e também de tal modo a permitir que nós não tenhamos tantos casos simultâneos precisando de atendimento na rede estadual. Nós continuamos insistindo com vocês na necessidade de ficar em casa”, declarou Rosemary.
O Amazonas tem 111 pessoas com diagnósticos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) neste sábado (28). Nas últimas 24 horas, foram identificados 30 novos casos de Covid-19.
O interior permanece com seis casos, Manacapuru (2), Parintins (2), Boca do Acre (1) e Santo Antônio do Içá (1). Em Manaus são 105 casos.