Da Redação |
O vereador Sassá da Construção Civil (PT) informou nesta quarta-feira (6) que os trabalhadores do Polo Industrial de Manaus (PIM) farão uma paralisação na sexta-feira (8).
Segundo o vereador, o ato será em protesto ao decreto do presidente Jair Bolsonaro (PL) que reduziu as alíquotas de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados ) de produtos produzidos no PIM.
“Acabamos de sair de uma reunião com as centrais sindicais, envolvendo construção civil, metalúrgicos, plástico, do transporte público, e outras centrais, que sexta-feira o Distrito Industrial terá uma paralisação geral dos trabalhadores em protesto à prorrogação do IPI”, disse Sassá durante a sessão da Câmara Municipal de Manaus nesta quarta.
“Sexta-feira, mas de 110 mil trabalhadores podem parar geral o Distrito Industrial em favor do seu emprego”, completou o vereador.
No dia 31 de março, o presidente da República editou decreto que mantém a redução do IPI em 25% por mais 30 dias.
Ao contrário do que prometeu ao governador Wilson Lima (União Brasil), o novo texto não retirou os produtos da Zona Franca de Manaus (ZFM) dos efeitos da medida.
Questionado sobre a medida, Wilson evitou criar conflito com Bolsonaro, afirmando que apesar da decisão do presidente não cumprir o que prometeu, seguirá dialogando com o governo federal para que a redução do IPI excetue os produtos da PIM.