MANAUS – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começa hoje (4) a entrevistar moradores nos testes para o Censo Demográfico 2022 nos 26 estados e no Distrito Federal. No Amazonas, o local escolhido para o teste do Censo foi a comunidade ribeirinha de Novo Remanso, localizada a aproximadamente 200 km de Manaus. As informações foram divulgadas pelo setor divulgação do órgão.
No teste para o Censo, serão avaliados os equipamentos e sistemas de coleta, os questionários e a abordagem ao informante nos contextos locais. O teste inclui todas as etapas do Censo, desde o treinamento dos recenseadores, montagem do posto de coleta, pesquisa do entorno, modelo misto de coleta, mobilização dos moradores e comunicação com a mídia.
No total, 20 pessoas estão trabalhando diretamente no evento-teste do Censo em Novo Remanso, que também tem o objetivo de proporcionar experiência para esses servidores que atuarão no Censo Demográfico do ano que vem.
Obedecendo aos protocolos de segurança sanitária, em Novo Remanso, 13 recenseadores do IBGE farão uso de abordagens alternativas e complementares de coleta de dados no teste: presencial, por telefone e por internet. As três formas de coleta serão utilizadas no recenseamento oficial do ano que vem. Além disso, ao irem aos domicílios dos moradores para a coleta de dados presencial, todos os recenseadores utilizarão máscaras e proteção facial.
“Ensaio” para o Censo 2022
Para o chefe do IBGE no Amazonas, Ilcleson Mendes, o teste será muito válido para observar em detalhes como está a preparação para o Censo 2022. “O teste será fundamental para testar toda a tecnologia e sistemas que estão sendo pensados para o Censo, mas, não só isso: será fundamental também para a gente experimentar a nossa equipe, o desempenho, a comunicação, a gestão da equipe, o entrosamento, e, de certa forma, testar também o nosso planejamento para a realização do Censo no próximo ano”, destacou.
De acordo com Ilcleson, apesar de o teste ser um Censo em escala bem reduzida, a unidade estadual do IBGE no Amazonas precisou mobilizar todas as equipes para realizar a operação, e a meta é conquistar o melhor resultado possível. “Nosso objetivo é obter 100% de êxito em todos os aspectos. A gente quer que os sistemas funcionem muito bem, e, para além disso, a gente quer que tudo que dependa de nós como equipe saia perfeito”, ressaltou.
Local estratégico para o teste
O teste nacional para o Censo 2022 acontece em localidades estrategicamente selecionadas por suas características regionais. No Amazonas, Novo Remanso integra o município de Itacoatiara, e possuía aproximadamente 1.600 domicílios, de acordo com o Censo Demográfico de 2010.
A comunidade foi o local escolhido no Amazonas para o teste do IBGE por uma série fatores, incluindo ser de fácil logística; ser bem definida em seus limites, e ter, também, domicílios e população estimada de tamanho ideal para o teste.
Para Mendes, o teste em Novo Remanso, especificamente, vai permitir experimentar a operação censitária numa área semelhante à realidade geral do Estado. Para ele, Novo Remanso “não é algo tão próximo do que é Manaus, que tem uma infraestrutura um pouquinho melhorada, e também não é aquele ‘interiorzão’ do Estado. É um meio termo, e vai permitir a gente experimentar conexão de internet, como as pessoas recebem os recenseadores (…)”, destacou.
Ilcleson lembrou ainda que a internet é fundamental para a realização do Censo, e Novo Remanso “coloca a gente numa realidade muito próxima do que a gente vai enfrentar em 2022”. Para ele, “se o teste fosse num bairro de Manaus, teríamos outras dificuldades, como a receptividade das pessoas, provavelmente, mas com infraestrutura melhor do que encontraremos em Novo Remanso”, concluiu.
Abertura
A abertura do teste para o Censo em Novo Remanso acontece com a inauguração do posto de coleta montado na sede do IDAM. Os coordenadores técnico e operacional do Censo no Amazonas, respectivamente, Tiago Almudi e Francisco Braz, participarão do evento, além da equipe de coleta do IBGE. Autoridades locais, gestores de escolas da localidade e a imprensa local também irão presenciar o início do trabalho dos recenseadores no teste.
Ilcleson Mendes, por sua vez, acompanhou, em Novo Remanso, a coleta de entorno, que obtém informações sobre a infraestrutura urbana, como iluminação pública, identificação e pavimentação das vias, existência de calçadas, pontos de ônibus, ciclovias, pontos de ônibus, acessibilidade urbana e arborização. Em seguida, na abertura do teste, ele estará na unidade estadual do IBGE, em Manaus, para atender a imprensa.
O presidente do IBGE, Eduardo Rio Neto, vai participar do início dos testes no município de Jardim Olinda (PR) e nos bairros Minas Brasil, em Belo Horizonte (MG), e Amaralina, em Salvador (BA).
“Depois do sucesso do teste em Paquetá, que só foi possível ser realizado graças ao avanço da vacinação, agora iniciamos outra etapa do Censo com testes em 27 localidades, uma em cada estado do país. Essas localidades foram estrategicamente selecionadas visando aperfeiçoar os processos de coleta, levando em conta as diferentes características regionais que são uma marca do nosso país”, disse Rios Neto.
Etapas do teste
O teste começou com o registro de informações do entorno, nos dias 3 e 4 de novembro de 2021. Nessa etapa, os agentes do IBGE percorrem as ruas de Novo Remanso, observando e registrando itens como a existência de iluminação nas vias, calçadas, arborização, entre outros aspectos. As visitas aos domicílios serão realizadas de 4 a 25 de novembro de 2021.
Como parte final do teste do Censo 2022 em Novo Remanso, será realizada a Pesquisa de Pós-Enumeração (PPE), usada para avaliar a cobertura e a qualidade dos dados coletados no Censo. Essa etapa se inicia durante a segunda semana de entrevistas do teste, e a previsão para finalização da coleta é para meados de dezembro.
Segurança das informações
Os moradores visitados poderão confirmar a identidade dos recenseadores do IBGE pelo site respondendo.ibge.gov.br ou pelo telefone 0800-721-8181, das 8 às 20 horas (horário de Brasília), todos os dias. O sigilo das informações prestadas ao IBGE é garantido por lei.
IBGEeduca mobiliza escolas para o Censo
Para a realização do teste nacional, as Unidades Estaduais do IBGE vêm mobilizando as comunidades locais. Nas escolas estão sendo distribuídos a estudantes e educadores materiais informativos do IBGEeduca, como cartazes e folders, semelhantes aqueles que serão enviados para as escolas no ano que vem. Informar os estudantes sobre a importância da operação censitária para o Brasil e sobre realização dos testes é uma forma de sensibilizar a comunidade para atender bem o recenseador e responder a pesquisa.
“Além disso, o espaço escolar também é um local de circulação de pais e responsáveis. Distribuímos cartazes nas escolas para a divulgação do Censo junto às famílias. Esses materiais trazem informações sobre o país, o município e sobre o próprio IBGE, fortalecendo assim a imagem da instituição como fonte oficial de informações sobre o país”, explica a gerente de Assuntos Educacionais do IBGE, Renata Corrêa.