MANAUS – Durante visita ao Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo, na zona leste de Manaus, na segunda-feira de Carnaval (4), o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), afirmou que a fase de apagar incêndio na área da saúde acabou. Segundo ele, agora, o setor conhecerá outras “possibilidades”, referindo-se a implantação de projetos e novos investimentos.
“Nos primeiros dois meses, nós apagamos incêndios. Tivemos crise na saúde, temos essa situação do H1N1, que nós estamos monitorando, junto com o Ministério da Saúde e a prefeitura e com outros órgãos de controle, a partir de alguns problemas que a gente enfrentou no início e que a gente já começa a resolver. Agora, a gente pode começar a vislumbrar outras possibilidades”, disse Wilson, por meio da assessoria de imprensa.
Ao longo de todo o feriado prolongado de Carnaval, o governador e o vice-governador e secretário de Saúde, Carlos Almeida Filho, visitam unidades de saúde da rede de urgência e emergência da capital. Segundo o governo, a ideia é verificar a qualidade do atendimento e identificar falhas para que possam ser corrigidas.
“A gente está indo conferir de perto quais são as necessidades, conversando com os diretores das unidades hospitalares. Nós temos que melhorar a saúde. Esse é um compromisso que nós temos com o povo e é assim que vai ser. Eu não vou sossegar enquanto não tiver essa situação da saúde melhorada”, afirmou o governador.
A gestão de Wilson sustenta que recebeu o setor da saúde com déficit orçamentário e uma crise de abastecimento de medicamentos nas unidades sem precedente.
De acordo com o governo, no final de semana foram feitos 11 mil atendimentos nas unidades urgência e emergência da capital.
Nesta terça-feira, 5, Wilson e Carlos Almeida visitaram a maternidade Balbina Mestrinho.