MANAUS – Antes de construir um hospital de campanha, é preciso aproveitar todo o potencial do Hospital de Combate ao Covid-19 da Nilton Lins. A avaliação é do ministro da Saúde, Nelson Teich, que nesta segunda-feira (4) visitou a unidade, acompanhado do governador Wilson Lima.
O ministro sinalizou que o governo federal poderá apoiar a ampliação da capacidade de atendimento na unidade, tanto em relação a equipamentos, quanto recursos humanos.
“Antes da gente pensar em um hospital de campanha, tem que pensar em como otimizar o funcionamento daqui. O Hospital é amplo, com espaço para crescer”, disse Teich ao sair da unidade.
“Como a gente tem recursos escassos, a gente tem que entender o que consigo utilizar no espaço curto de tempo. Eu preciso de tudo funcionando ao mesmo tempo para poder cuidar das pessoas. Então eu tenho que ter o respirador, eu tenho que ter as pessoas, tenho que ter outros detalhes de operação. Não posso mandar mais do que eu consigo botar para rodar rapidamente, senão eu tiro de outras partes do País. O mais importante de tudo é o que eu consigo botar para operar agora”, detalhou o ministro.
O governador disse que o hospital está com sua capacidade sendo ampliada gradativamente, à medida que o Estado recebe equipamentos e recursos humanos. Atualmente, há 70 pacientes internados na unidade.
“O Governo do Estado está trabalhando juntamente com o Ministério da Saúde, tem trabalhado no planejamento estratégico para que a gente possa ampliar essa nossa estrutura de atendimento e aí entra não só o Hospital Nilton Lins, mas também outros espaços que precisam de recursos humanos”, disse Wilson Lima.