MANAUS – O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) informou que vai acompanhar as obras do novo sistema viário na avenida Constantino Nery iniciadas este mês pela Prefeitura de Manaus e orçadas em R$ 64 milhões.
Segundo o TCE-AM, os serviços serão fiscalizados pela Diretoria de Controle Externo de Obras Públicas (Dicop) do TCE-AM. O acompanhamento se dará em duas fases.
Na primeira, haverá uma análise dos documentos de licitação e do projeto da obra. Na segunda fase, técnicos da Dicop farão a supervisão dos trabalhos no complexo viário.
“Essa é a melhor maneira de garantir a regularidade das obras, uma vez que possíveis erros poderão ser sanados antes que causem algum dano”, informou o TCE-AM.
“Qualquer irregularidade será comunicada ao gestor da obra, para que se evite dano aos cofres públicos. Estamos seguindo a orientação da presidência, que determinou o acompanhamento concomitante de grandes obras no município e no Estado”, informou o diretor da Dicop, Euderiques Pereira Marques.
De acordo com a assessoria do TCE-AM, o tribunal já realizou outras fiscalizações semelhantes a esta. “No ano passado, a reforma da Câmara Municipal de Manaus, as obras da Avenida das Flores e o Plano de Obras de Verão da Prefeitura de Manaus também foram acompanhadas, em tempo real, por engenheiros da Corte de Contas”, informou a assessoria.
A obra
O novo sistema viário terá duas intervenções: primeiro, uma nova pista irá interligar a rua João Valério, no sentido Leste-Oeste, com a avenida São Jorge, passando por baixo da avenida Constantino Nery. A segunda intervenção será mais uma passagem sob a avenida Constantino Nery, que receberá o trânsito no sentido Oeste-Leste, interligando a Rua Pará com a Avenida São Jorge. As duas passagens subterrâneas irão desativar sete semáforos, que controlavam o tráfego nos dois cruzamentos.