Da Redação |
A presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Yara Lins, manteve a decisão de escalar o conselheiro Júlio Pinheiro para ser o relator das contas do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), no exercício de 2024.
A escolha por Júlio Pinheiro foi anunciada por Yara no último dia 30 de janeiro, mas havia sido questionada pelo ex-presidente Érico Desterro, que entendia ser a vez dele na relatoria.
Na segunda-feira (5), ao ser indagada novamente sobre o assunto, Yara disse que manteria a escolha por Júlio Pinheiro.
Para Yara, não há clareza no regimento do TCE-AM quanto à definição da sequência de relatores. Deste modo, ela manteve a escolha por Júlio Pinheiro e defendeu que o regramento seja aprimorado, para que se tenha uma regra mais clara. A decisão foi aceita pela maioria do pleno presente na sessão.
“Eu dou transparência aos meus atos, trago tudo ao Tribunal Pleno, às claras, ainda coloco o Tribunal Pleno para votar. Eu costumo mostrar a transparência nos atos”, declarou Yara Lins.
“O tribunal vai decidir. Aqui, conselheiro não decide por si só. A presidência vai colocar a questão para o tribunal decidir”, completou Yara.
Veja abaixo os últimos 9 relatores das contas da Prefeitura de Manaus no TCE-AM:
- 2015 – Érico Desterro;
- 2016 – Yara Lins;
- 2017 – Mário de Mello;
- 2018 – Ari Moutinho;
- 2019 – Josué Filho;
- 2020 – Yara Lins;
- 2021 – Júlio Pinheiro;
- 2022 – Josué Neto;
- 2023 – Fabian Barbosa.
Desterro criticou a decisão.
“Tenho visto que as regras têm mudado de acordo com a conveniência do tribunal. A distribuição é algo sério, que deve ser impessoal, que não pode ser direcionada”, declarou Desterro.
Ao ler a sequência de relatores das contas da prefeitura nos últimos nove anos, o ex-presidente do TCE-AM insistiu para que a relatoria fosse dada a ele.
“A relatoria de Manaus caberia a mim. Gostaria que Vossa Excelência mantivesse a relatoria destas contas comigo […]. Desde 2015 eu não relato essas contas. Por óbvio, a relatoria cabe a mim”, afirmou Desterro.