Da Redação |
Sob protestos, a Prefeitura de Manaus decidiu considerar irregular o serviço de transporte de passageiros em motocicletas, oferecido por plataformas de aplicativos, como a Uber.
A medida foi anúnciada na quinta-feira (2), após repercutir nas redes sociais um vídeo em que um fiscal da prefeitura, durante a abordagem a um mototaxista, afirma que o serviço é irregular em Manaus.
O assunto ganhou repercussão entre os trabalhadores do setor, provocando uma grande manifestação deles na manhã desta sexta-feira (3), em frente à sede da prefeitura, na zona Oeste de Manaus.
Diante do movimento, o diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins, recebeu representantes da categoria para uma reunião.
Após a reunião, Martins dará uma coletiva, na sede do IMMU, na zona Sul.
Na nota divulgada na quinta-feira, a prefeitura informa que o IMMU não está fazendo nenhum tipo de fiscalização do serviço, apesar de irregular.
A explicação se deve ao fato de uma reclamação dos mototaxistas de que o IMMU estaria apreendendo motos na cidade.
Segundo a prefeitura, as abordagens realizadas na quinta ocorreram porque os motociclistas estavam dirigindo sem habilitação.
Leia abaixo a íntegra da nota:
A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), esclarece que o serviço de transporte de passageiros em motocicletas, oferecido por plataformas de aplicativos, é irregular. E ainda, que não está em curso no momento, nenhuma campanha de fiscalização para o cumprimento da legislação vigente. Qualquer caso do gênero é analisado cuidadosamente pelo órgão. A Prefeitura de Manaus por meio do IMMU informa, também, que tem como maior preocupação, além do cumprimento da lei, a segurança das pessoas no trânsito. E que está trabalhando para propor medidas que garantam a exploração desse tipo de serviço priorizando a integridade física de todos: condutores, passageiros e pedestres. Infelizmente, o número de acidentes envolvendo motociclistas é elevado, constituindo a maioria dos casos, e essa realidade é motivo de grande preocupação da administração municipal. Todos os esforços buscam, sobretudo, um trânsito menos violento e mais seguro.