MANAUS – A Susam (Secretaria de Estado de Saúde) apresentou na quinta-feira (12), no auditório do órgão, a ampliação, a partir de 2 de abril, do seu projeto de gerenciamento de documento eletrônico. O Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos (Siged) prevê a eliminação de papel na tramitação de processos da secretaria, dando mais celeridade aos processos internos e reduzindo os gastos anuais em até R$ 2,2 milhões.
De acordo com o secretário executivo da Susam, João Paulo Marques dos Santos, a intenção é transformar todos os processos físicos da secretaria em processos eletrônicos, tanto na sede quanto nas unidades de saúde da capital e do interior.
Antes da implantação, os servidores passarão por treinamento e acompanhamento do Departamento de Tecnologia da Informação da secretaria (Detin).
Atualmente, cada processo administrativo possui 150 folhas, em média, com custos que variam entre R$ 30 e R$ 70, segundo dados estatísticos de empresas especializadas em software para processos eletrônicos. A quantidade de folhas economizadas pode chegar a quase 20 mil (número de resmas (500 folhas) de A4) que deixarão de ser utilizadas, no período de um ano.