MANAUS – A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e dirigentes sindicais concluíram na quinta-feira (23/05) as negociações sobre os percentuais da reposição salarial dos trabalhadores da área da saúde referentes à data-base de 2019, mais datas-bases devidas aos servidores de gestões anteriores.
Na proposta construída entre a gestão e os trabalhadores, segundo o Governo do Amazonas, ficou definido que será pago 5% de reposição salarial em junho deste ano, retroativo a 1º maio. Além disso, o governo reajustará o vale-alimentação da categoria de R$ 420 para R$ 450.
Na mesma mensagem que será enviada à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), informou a Susam, constará também o compromisso do Governo do Amazonas em pagar as perdas salariais devidas de datas-bases anteriores, de forma escalonada, nos anos de 2020 e 2021.
Pela proposta, em 2020, o Governo do Amazonas pagará a data-base do ano, mais 6,5%; e em 2021 a data-base do respectivo ano, mais 7,5%. Desta forma, a Susam quitará os 19% de reposição salarial devidos aos servidores.