MANAUS – A Susam divulgou nesta sexta-feira, 28, que iniciou o pagamento das verbas rescisórias de ex-funcionários da Unisol (Fundação de Apoio Institucional Rio Solimões), que administrou o Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM) até junho deste ano.
Nesta primeira parcela, segundo a secretaria, foi pago R$ 1 milhão em direitos trabalhistas devidos pela fundação. O valor total da dívida chega próximo a R$ 25 milhões.
O pagamento dos direitos foi um compromisso assumido pelo governador Wilson Lima com os trabalhadores, após a Susam ter assumido a administração plena da unidade, que foi administrada pela Unisol por 17 anos.
“Estamos honrando mais esse compromisso assumido pelo Governo do Estado, entendendo que esses funcionários prestaram um serviço importante no Francisca Mendes ao longo desses anos. Com esse novo momento na administração do hospital, estamos trabalhando para melhorar cada vez mais o atendimento na unidade, que é referência no tratamento de doenças cardiovasculares na rede pública de saúde”, disse Wilson Lima.
Ao todo, 375 trabalhadores, dos 381, aceitaram o acordo feito pelo Governo do Estado, com participação do Ministério Público do Trabalho (MPT) para o pagamento por meio do depósito judicial. De acordo com programação estabelecida pelo o Fundo Estadual de Saúde (FES), os depósitos judiciais são realizados mensalmente a partir de agosto até setembro de 2021.
No dia 5 de junho, o Governo do Amazonas passou a administrar o Hospital Universitário Francisca Mendes. Com isso, a maior parte dos funcionários da antiga fundação foi contratada pela Secretaria de Saúde.