MANAUS – O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta quinta-feira (18), em live nas redes sociais, que foi ordem dele a decisão de reduzir o imposto de importação de bicicletas de 35% para 20% de forma gradual até o fim deste ano.
“Obviamente foi uma sugestão minha. Sempre busco reduzir carga tributária”, disse Bolsonaro.
A medida foi criticada pela bancada do Amazonas, vista como mais um golpe ao Estado. Isso porque coloca em risco a indústria de bicicleta instalada na Zona Franca de Manaus (ZFM). O que coloca em risco, pelo menos, 5 mil empregos no Estado.
Na live, Bolsonaro disse que a medida é importante porque vai ajudar milhões de brasileiros.
“Isso é importante? Sim. Temos mais bicicletas no Brasil que veículo. Tem milhões de pessoas que usam bicicletas”, declarou o presidente da República.
Jair Bolsonaro anunciou na noite de quarta-feira (17), também nas redes sociais, que o governo iria reduzir o imposto de importação de bicicletas.
Segundo Bolsonaro, a medida foi uma deliberação da Câmara de Comércio Exterior (Camex). Conforme publicação do presidente nas redes sociais, a redução será para 30% em março, 25% em julho até chegar em 20% em dezembro.
A medida, já publicada no Diário Oficial da União (DOU), terá forte impacto na Zona Franca de Manaus (ZFM), avaliam políticos do Amazonas.
Isso porque a alíquota alta é um dos atrativos para a instalação das indústrias no Polo Industrial de Manaus (PIM), que emprega cerca de cinco mil pessoas neste setor.
A redução do imposto também favorece a produção de outros países, cujos produtos ficarão mais baratos no mercado brasileiro.
+Comentadas 1