MANAUS – O novo superintendente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Algacir Antonio Polsin, tomou posse nesta quarta-feira (17) prometendo lealdade ao ministro da Economia, Paulo Guedes, e manifestando “intenção” em preservar as bases que sustentam o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM), que são os incentivos fiscais.
“Gostaria de agradecer também aos ministros general Ramos, Braga Neto, e ao ministro Paulo Guedes, por terem indicado, apoiado e validado o meu nome, na certeza de que aqui terão um aliado confiável”, disse o superintendente ao iniciar sua fala.
“É minha intenção preservar os interesses do modelo Zona Franca de Manaus, particularmente no que se refere aos incentivos, buscando sempre seu aperfeiçoamento”, disse Algacir mais adiante no seu discurso, que foi por escrito.
Antes e depois da eleição do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o ministro da Economia deu demonstrações públicas de que é contra a manutenção do sistema de incentivos fiscais que sustenta a ZFM.
Diversificar
Algacir também afirmou que buscará diversificar as atividades econômicas na região, sem descuidar das já estabelecidas.
“Sem descuidar do setor industrial atual, é minha intenção investir na diversificação, atraindo outros segmentos da indústria, assim como avançar no setor comercial, de serviços e do agronegócio, visando fortalecer a Zona Franca de Manaus e as áreas de livre comércio”, afirmou o superintendente.
Algacir apontou a bioindústria como um potencial da região e defendeu a utilização máxima da estrutura do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA).
“Destaco aqui a importância da bioindústria, como grande potencial para a região, pelas características ímpares da nossa Amazônia, e a necessidade de tirarmos o máximo proveito da estrutura do Centro de Biotecnologia da Amazônia, o nosso CBA”, declarou o superintendente.
A cerimônia de posse de Algacir foi realizada por videoconferência. Participaram do ato o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), o secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), Carlos Alexandre Da Costa, e técnicos auxiliares do superintendente na Suframa.
Wilson defendeu a articulação entre o Governo do Estado e a autarquia federal para que as vantagens comparativas do modelo Zona Franca sejam preservadas no contexto da Reforma Tributária.
“É preciso que o modelo (ZFM) continue fazendo a sua função social e ambiental porque, no momento em que tenho geração de emprego e renda, evito a pressão sobre nossos recursos naturais. Para que efetivamente isso aconteça, nós temos ainda muitas batalhas pela frente. Nós temos a necessidade de manter a competitividade das empresas aqui no Amazonas, para que a permanência delas possa ser sustentável e para atrair novos empreendimentos para o estado”, afirmou o governador.
Alfredo Menezes
Algacir assume no lugar de Alfredo Menezes, que deixou oficialmente o cargo no dia 8 de junho.
Após sair do cargo, Alfredo Menezes anunciou que é pré-candidato a prefeito de Manaus, pelo Patriotas.
+Comentadas 1