MANAUS – O ex-vice-governador do Amazonas, Henrique Oliveira (Pros), gravou um vídeo neste domingo (5) comemorando decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STF) que lhe devolveu os direitos políticos, permitindo que ele dispute as eleições de outubro. O político é candidato a deputado federal na chapa de David Almeida (PSB).
Henrique estava com os direitos políticos cassados desde maio de 2017, quando ele e o ex-governador José Melo tiveram a cassação dos mandatos confirmadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Desde então, Henrique briga nos tribunais para que a punição de ficar inelegível não fosse aplicada a ele, alegando que o motivo da cassação da chapa, compra de voto, no próprio processo, era atribuída apenas a Melo.
No dia 3, decisão do ministro Ricardo Lewandowski, tornou Henrique elegível. A defesa do político sempre sustentou que ele só foi cassado por ser vice, nunca por ter sido considerando culpado do crime que resultou na cassação.
“O STF decidiu que eu sou inocente, que não cometi nenhuma irregularidade. Confirmando assim o que Deus sabia e o que a população também acreditava”, diz Henrique no vídeo gravado neste domingo./L.P.