MANAUS – O secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Louismar Bonates, anunciou nesta segunda-feira (20), o investimento de R$ 20 milhões para o combate ao narcotráfico.
O valor será investido em lanchas blindadas, lanchas de transporte de tropas, em armamentos e equipamentos de ponta para uso das Polícias Civil e Militar em ações nos rios amazônicos.
“Por determinação do governador Wilson Lima, serão investidos só na parte de policiamento fluvial e segurança de fronteira mais de R$ 20 milhões, para que a gente possa combater de maneira mais efetiva o tráfico de drogas, um grande mal que temos na nossa sociedade hoje”, afirmou Bonates durante a abertura do Seminário Interestadual de Abordagem a Embarcações, no Cento de Convenções Vasco Vasques.
O evento reúne representantes de vários estados para definir padrões de abordagens e de embarcações utilizadas em ações policiais.
As lanchas, armamentos e equipamentos serão utilizados nos municípios de Coari, Tefé, Tabatinga e Manaus.
Investimentos
Entre os equipamentos estão incluídos cinco lanchas blindadas, duas lanchas tipo a jato e óculos de última geração com miras holográficas. Também serão adquiridos 1.750 novos armamentos, entre pistolas 9mm e espingardas calibre 12.
“No Amazonas temos poucas rodovias, mas temos uma vasta rede hidrográfica, que é o meio de transporte na nossa região. Nosso objetivo é reforçar essas áreas. O narcotráfico só será combatido de forma eficaz no rio se tivermos um poderio de fogo e segurança para nossos policiais muito maior do que temos hoje”, disse Bonates.
O Governo do Estado também se prepara para investir em um Batalhão de policiamento Especial de Fronteira, com destacamento em São Gabriel da Cachoeira.