MANAUS – O Governo do Amazonas informou nesta sexta-feira, 24, que a antecipação da estação das chuvas no Estado fez com que a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) também antecipasse a fase operacional do plano de ampliação de leitos, na rede estadual, para a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e Covid-19.
Segundo a SES-AM, o planejamento, feito para o período sazonal das síndromes gripais, que acontece de novembro a junho, prevê o aumento do número de leitos no Hospital Delphina Aziz e nas outras unidades de referência, em cinco fases, conforme a taxa de ocupação de leitos.
Em reunião nesta sexta-feira, o secretário Marcellus Campelo discutiu com a área técnica os ajustes necessários para acelerar as ações planejadas. “A pandemia não acabou aqui, nem em nenhum outro lugar do mundo. Observamos um recrudescimento da Covid-19 e, agora, entramos no período sazonal das SRAGs, onde temos mais de 20 tipos de vírus circulantes que provocam doenças respiratórias graves”.
O plano será apresentado ao Comitê de Enfrentamento da Covid-19 na próxima segunda-feira (26), informou a SES-AM. “Queremos que os órgãos de controle acompanhem tudo o que fazemos, inclusive, para que possam nos ajudar com sugestões e observações”, afirma o secretário.
Para esse planejamento, informou o governo, recursos humanos e equipamentos estão sendo providenciados. Ao mesmo tempo, pacientes que deram entrada por Covid-19 e que não estão mais com o vírus, mas precisam de cuidados para tratar as sequelas da doença, estão sendo transferidos para unidades de retaguarda.
O Governo informou que está ampliando a parceria com o Hospital Universitário Getúlio Vargas e com o Hospital Beneficente Português para a ampliação desses leitos.