MANAUS – A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) do Amazonas divulgou, nesta sexta-feira (20), o sétimo caso confirmado do novo coronavírus no Estado. Até a quinta-feira, 19, o estado possuía apenas três casos.
Dos sete casos confirmados, seis são importados. A origem da infecção de um ainda não foi identificada. Os países/estado onde os seis importados foram infectados são: Inglaterra, Espanha, Peru, Estados Unidos, e dois de São Paulo.
Os exames para o novo vírus foram realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), da Secretaria de Estado de Saúde (Susam).
A informação foi divulgada em entrevista coletiva on-line realizada por meio das redes sociais do Governo do Amazonas, na tarde desta sexta, o titular da Susam, Rodrigo Tobias, e a diretora-presidente da (FVS-AM), Rosemary Costa Pinto.
Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), de 29 de fevereiro, data em que se notificou o primeiro caso suspeito da doença no estado, até a última quinta-feira (19), foram registrados 72 casos notificados como suspeitos, dos quais 52 estão descartados, 13 estão em investigação laboratorial aguardando resultado e sete confirmados.
Caso de Coari
O único município com caso em investigação é o município de Coari. Um paciente apenas.
O resultado dever sair no sábado, informou a diretora-presidente da FVS-AM.