MANAUS – A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) trabalha na revisão do plano de contingência do Estado do Amazonas para uma possível 3ª onda da pandemia do novo coronavírus.
A informação foi divulgada neste domingo (28) pela SES-AM. E ocorre um dia depois do secretário de Estado de Saúde, Marcellus Campêlo, participar de reunião com representantes no Brasil da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
Na reunião, os consultores ressaltaram que os intervalos entre uma onda e outra estão ficando menores na Europa. E que há evidências de que o vírus não segue a sazonalidade.
De acordo com a SES-AM, Marcellus Campêlo afirmou que as informações apresentadas pela Opas sobre as ondas do novo coronavírus mundo afora vão subsidiar a reformulação do plano de contingência.
“Já trabalhávamos com essa similaridade com a Europa e isso fica cada vez mais claro. Nos preocupa o intervalo mais curto entre as ondas e que o vírus não respeita a sazonalidade. É preocupante, porque a gente sempre tem a nossa sazonalidade aqui como um fator histórico muito importante nos casos das síndromes respiratórias”, disse o secretário.
O evento reuniu a área técnica da SES-AM e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), além dos especialistas do Comitê Científico do Estado.