Da Redação |
Varridos do Ministério da Saúde pelo desastre da gestão da pandemia estão na Internet pedindo ajuda financeira para gravar um documentário contando a versão deles sobre a crise de oxigênio em Manaus em janeiro de 2021.
Intitulado de “Missão Manaus”, o projeto chama os ex-servidores do Ministério da Saúde que estiveram em Manaus naquele mês de “heróis”. O filme já tem trailer, que começou a ser disseminado nas redes sociais por bolsonaristas.
O documentário é estrelado por figuras como Mayra Pinheiro, ex-secretária do Ministério da Saúde, que ficou conhecida como “capitã cloroquina”, por defender medicamentos sem eficácia contra a Covid-19 durante a fase mais aguda da pandemia em Manaus.
O trailer é repleto de apoiadores do governo de Jair Bolsonaro (PL), como as deputadas federais Carla Zambelli e Bia Kicis, e os jornalistas Alexandre Garcia e Augusto Nunes.
No trailer, uma das mensagens trabalhada é que o filme vai contar “a verdade” que foi escondida sobre a crise de oxigênio em Manaus.
“[Vai mostrar] quem são os verdadeiros culpados e quem são os verdadeiros heróis”, diz Zambelli em um trecho do trailer.
Veja o vídeo abaixo:
Ao que tudo indica, o filme não foi concluído e os organizadores criaram um site para arrecadar doações para concluir o projeto.
No site, há mais informações sobre o documentário, como outros entrevistados que vão participar do filme. Entre eles o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello.
Entre os entrevistados estão dois profissionais da saúde que fazem oposição à gestão do governador Wilson Lima (União Brasil), os médicos Mário Viana e Patrícia Sicchar.