Da Redação |
Consultada pela redação do ESTADO POLÍTICO, nesta segunda-feira (24), a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa-Manaus) informou que mensagem exibida no site Imuniza Manaus indica que o senador Omar Aziz (PSD) não foi imunizado contra a Covid-19 na capital do Amazonas.
No entanto, a secretaria ressaltou que o fato não significa que o político não possa ter tomado alguma dose da vacina em outra cidade ou Estado.
Em entrevista ao site Amazonas Atual, o senador informou que tomou as três doses da vacina em Brasília. “Isso é fake news, rapaz. Eu não seria maluco”, disse o senador.
Neste fim de semana, Alexandre Fernandes, que se identifica como jornalista, postou no Twitter um texto afirmando que os sites da Semsa-Manaus e do Distrito Federal não “constam o apontamento da vacinação” do senador do Amazonas.
O comentário de Alexandre Fernandes foi depois de Omar anunciar, na mesma rede social, que estava com Covid e que já havia tomado “todas as doses da vacina”.
As informações divulgadas por Alexandre se espelharam em perfis simpáticos ao governo de Jair Bolsonaro. No Amazonas, uma das pessoas que explora a informação é o Coronel Menezes, que é pré-candidato ao Senado.
A reportagem fez nesta segunda uma consulta no site Imuniza Manaus, da Prefeitura de Manaus. Com a inserção do CPF de qualquer pessoa, o endereço eletrônico informa se o cidadão vinculado àquele cadastro recebeu alguma dose ou se deve completar seu esquema vacinal.
Ao se digitar o CPF do senador, o site devolveu a seguinte mensagem:
A reportagem questionou a Semsa sobre em qual situação vacinal o Imuniza Manaus retorna esta mensagem.
A resposta da secretaria foi que “a mensagem é uma resposta à consulta realizada no sistema para quem não tenha ainda tomado nenhuma dose EM MANAUS”.
“Porém, isso não significa que a referida pessoa não tenha tomado nenhuma vacina, o que pode ter ocorrido em outras cidades e/ou estados”, prossegue a Semsa-Manaus.
A demanda do ESTADO POLÍTICO não citou nome de nenhum político. Mas a Semsa-Manaus relacionou o assunto à situação vacinal da bancada federal do Amazonas.
“Citamos como exemplo o caso de Deputados Federais e Senadores pelo Amazonas, que receberam as vacinas em Brasília, onde residem a maior parte do tempo. Nesse caso, mesmo que estivessem registrados no Imuniza Manaus, os dados sobre as vacinas que receberam em Brasília não entrariam no sistema e a mensagem sempre será essa quando for feita a consulta”, diz a resposta da Semsa-Manaus.
A reportagem pesquisou no Imuniza Manaus a situação vacinal de todos os 11 parlamentares da bancada federal do Amazonas (3 senadores e 8 deputados federais).
A pesquisa mostrou que 2 senadores e 7 deputados federais foram sim vacinados em Manaus e estão com as doses cadastradas no Imuniza Manaus.
Apenas Omar Aziz e o deputado federal Átila Lins (PP) não constam nos registros da prefeitura.
A consulta para o CPF de Átila Lins retorna a seguinte mensagem:
O ESTADO POLÍTICO ligou para a assessoria de Átila Lins e foi orientada a enviar os questionamentos por mensagem. Caso haja resposta, o texto será atualizado.
A assessoria de Omar Aziz informou que ele não iria comentar o assunto com o site. Uma das perguntas feitas na demanda era o local de vacinação do senador.
Na manhã desta segunda, o senador comentou sobre o assunto no Twitter. Omar prometeu processar Alexandre Fernandes e quem mais tenha promovido o compartilhamento das informações.
O senador classificou as informações de “fake news”. Omar disse que até poderia divulgar um print de seu cartão de vacinação na rede social, mas deu a entender que não o fará.
Em reposta, também no Twitter, o jornalista disse que não fez acusação, e que apenas publicou uma constatação: ausência do nome do senador nos registros de vacinados em Manaus e Brasília.
Desde de que ganhou projeção nacional como presidente da CPI da Pandemia, Omar Aziz despertou a antipatia de hordas bolsonaristas, principalmente nas redes sociais.
No Amazonas, um dos mais empenhados em provocar o senador é o Coronel Menezes.
Pegando carona na polêmica sobre a vacinação de Omar, o pré-candidato ao Senado gravou um vídeo nesta segunda desafiando o senador a divulgar seu cartão de vacinação.
Abaixo, a íntegra da nota da Semsa-Manaus:
Em atenção à sua solicitação, seguem os esclarecimentos:
A plataforma Imuniza Manaus foi criada pela Secretaria Municipal de Saúde de Manaus para agilizar o atendimento nos pontos de vacinação, não se configurando condição obrigatória para receber as doses. É um serviço EXCLUSIVO do município, e que não “conversa” com sistemas de outras cidades e/ou com o Conecte Sus, que concentra as informações de vacinados em todo o território brasileiro.
Ela é oriunda do cadastro aberto em 2020 para registro de pessoas de 60 anos e mais, com vistas à organização da imunização contra a influenza, que precisou de estratégia diferenciada em razão da situação da pandemia de Covid-19.
Quando da criação do Imuniza Manaus, foi feita a migração dessa base, para aproveitamento das informações e, com isso, dados de cadastros de 2020 passaram a integrar a base atual do Imuniza Manaus.
A mensagem é uma resposta à consulta realizada no sistema para quem não tenha ainda tomado nenhuma dose EM MANAUS. Porém, isso não significa que a referida pessoa não tenha tomado nenhuma vacina, o que pode ter ocorrido em outras cidades e/ou estados. Citamos como exemplo o caso de Deputados Federais e Senadores pelo Amazonas, que receberam as vacinas em Brasília, onde residem a maior parte do tempo. Nesse caso, mesmo que estivessem registrados no Imuniza Manaus, os dados sobre as vacinas que receberam em Brasília não entrariam no sistema e a mensagem sempre será essa quando for feita a consulta.
Qualquer dúvida, nos colocamos à disposição para esclarecimentos.
ATUALIZAÇÃO: A matéria foi atualizada às 17h44 para acrescentar a informação de que, em entrevista ao site Amazonas Atual, o senador informou que tomou as três doses da vacina em Brasília.