MANAUS – Uma equipe de técnicos do Ministério da Saúde virá ao Amazonas, dentro de um prazo de 15 dias, avaliar a situação do sistema estadual de saúde.
A informação foi divulgada pelo Governo do Amazonas, na noite de segunda-feira (12), após uma reunião do governador Wilson Lima (PSC) com o ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, em Brasília.
De acordo com o Governo do Amazonas, o trabalho será realizado por uma força-tarefa formada por membros do ministério e técnicos do governo estadual.
Na reunião, segundo o governo, Mandetta concordou com a missão da gestão Wilson Lima na área da saúde é difícil.
“Talvez seja o Estado com menor capacidade de gestão na saúde. E vocês têm a chance de resolver porque estão começando do zero”, disse o ministro, de acordo com matéria enviada à imprensa pela Secretaria de Comunicação do Governo do Amazonas (Secom).
“Há um compromisso, por parte do ministro, em encaminhar uma equipe para o Amazonas para que a gente possa fazer um levantamento de como está o sistema de saúde do estado, que hoje é resultado de vários arranjos feitos ao longo dos últimos anos, o que acabou comprometendo muito os serviços. E o que o ministro fala, e com muita razão, é da necessidade de um levantamento sobre os serviços de saúde para todos os municípios do Estado do Amazonas e fazer esse atendimento como todo”, disse o governador, segundo a mesma matéria.
Durante a reunião, segundo o governo, Wilson conversou com o ministro sobre a liberação de recursos oriundos da execução, caso aprovados, de 13 projetos apresentados pelo Amazonas e já avalizados pela área técnica do MS.
Os projetos em questão são para habilitação de leitos e credenciamento de serviços no Sistema Único de Saúde (SUS), o que vai garantir que o Estado possa receber novos recursos do Teto da Média e Alta Complexidade (MAC), que é fonte federal.