MANAUS – O deputado estadual Sinésio Campos foi reeleito presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) no Amazonas neste domingo (20).
A eleição foi realizada durante o 7º Congresso Estadual no PT, sediado na Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM). A disputa teve a participação de cerca de 300 delegados de Manaus e dos municípios do Amazonas.
O partido tentava repetir o acordo que conseguiu fechar na disputa pelo diretório de Manaus, com metade do mandato (dois anos) comandado pelo grupo do Waldemir Santana, do Coletivo RU, e a outra metade pelo grupo do deputado federal José Ricardo (PT), do Coletivo da Resistência Socialista.
A tentativa não vingou, e Sinésio seguirá no comando da sigla por mais quatro anos. A ideia é que ele dividisse o mandato com o grupo do deputado federal José Ricardo.
A disputa para presidente estadual foi acirrada, com a inscrição de cinco candidatos, mas ao final ficaram apenas os nomes do deputado estadual Sinésio Campos, do Coletivo Movimento; e do ex-vereador Waldemir José, da Resistência Socialista; e do militante João Freire, do Coletivo Mensagem ao Partido.
Sinésio venceu a disputa com 190 votos, contra 70 de Waldemir José e 24 de João Freire).
O Partido dos Trabalhadores também aprovou Moções de Repúdio ao Governo Federal pelo corte de verbas na educação, saúde, moradia, pelo fim dos Conselhos de Controle e Fiscalização, pelas privatizações em massa nas estruturas públicas e a favor da causa indígena, em proteção ao meio ambiente.
Na questão da escolha de candidatos a prefeito, definiu-se que o assunto será decidido na instância municipal, onde a maioria apoia o nome do deputado José Ricardo, em encontro que deve acontecer até o final deste ano.