MANAUS – O presidente estadual do Republicanos, deputado federal Silas Câmara, aposta no “recall” das eleições de 2016 para eleger o candidato do partido, o também deputado federal Capitão Alberto Neto, prefeito de Manaus.
A avaliação foi feita por Silas em entrevista coletiva nesta sexta-feira (13), na sede da legenda em Manaus, onde Alberto Neto foi lançado pré-candidato pela sigla.
“Existe um ‘recall’, uma memória da população de Manaus da última eleição, quando nosso partido apresentou propostas para a cidade e obteve a terceira colocação”, declarou Silas.
Na última eleição para o cargo, quando Arthur Neto (PSDB) se reelegeu ao enfrentar Marcelo Ramos (PL) no segundo turno, Silas terminou o primeiro turno na terceira colocação, com 115.770 votos, 11,17% do total.
“Faremos tudo, absolutamente tudo [para eleger Alberto Neto]. Tudo o que foi feito em 2016 foi apenas uma experiência pequena, uma amostra pequena. [Em 2020] nós vamos para a rua, nossa militância vai para a rua. Quem acredita no deputado Silas Câmara vai para rua, eu vou para rua, todos nós vamos para a rua [fazer campanha]”, disse Silas, ao lançar a pré-candidatura do colega.
Ao comentar as pesquisas eleitorais que colocam Alberto Neto entre a terceira e quarta posição na disputa, Silas projeta que até abril, o candidato do Republicanos já terá superado a marca de 10% de intenção de votos.
“Nesse mesmo período lá atrás, em 2016, nós começamos uma pré-candidatura com traço [quando não se chega a ultrapassar 1% de intenção de votos} nas pesquisas”, lembrou.
“Nossas propostas começaram com traço e nós terminamos a eleição em terceiro lugar. Dessa vez é diferente”, acrescentou Silas, ao dizer que a candidatura de Alberto é “um chamado da população”, que mesmo antes dele ser pré-candidato já o citava nas pesquisas de preferência.
“A partir de agora, eu não tenho dúvida de que, podem apostar que no mês de abril o capitão Alberto Neto, nosso candidato, ultrapassará a linha de dois dígitos [nas pesquisas]”, afirmou.
Para o presidente estadual do Republicanos, oficializado pré-candidato, Alberto Neto ganha legitimidade, a partir de agora, “para entendimento, para diálogo, negociação, isso naturalmente o colocará em outro patamar a partir dos próximos 10 dias”.
De acordo com Silas, que até o início da semana negava ter aberto mão da sua própria candidatura, Alberto Neto reúne condições para vencer, pois é jovem, aberto ao diálogo, conhece Manaus como ninguém por causa de sua experiência como policial militar e se preparou, além de ter “um diálogo espetacular” com o presidente Jair Bolsonaro.