Por Lúcio Pinheiro |
Citando o Festival de Parintins e o Carnaval da Bahia como exemplos, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), disse na quinta-feira (13) que a prefeitura vai cobrar ingressos para acesso a área especiais dos shows musicais do “#SouManaus – Passo a Paço 2023”.
Segundo David, ao monetizar parte do evento, a prefeitura espera diminuir o volume de recursos públicos empregados no evento cultural, que é realizado no mês de setembro. Ano passado, segundo o prefeito, a festa consumiu cerca de R$ 17 milhões.
“Porque é assim que os grandes eventos acontecem no mundo, no Brasil. Por exemplo, liguei para o prefeito [de Salvador-BA] Bruno [Reis], e ano passado, só de camarote, no Carnaval da Bahia, foi mais de R$ 90 milhões. Paga a festa sozinha e ainda sobra recurso para atuar no ano todo. Você vai no Carnaval do Rio [e é] a mesma coisa, eles monetizam. O próprio boi de Parintins (AM). Você quer ir assistir em um camarote, você compra o camarote. Nós vamos ter grande estrutura de camarote, front stage. Mas praticamente 90% do evento é gratuito, quem quer assistir de camarote, nós vamos monetizar o evento e tenho certeza que com esses recursos nós não vamos colocar um centavo da prefeitura e ainda vamos monetizar, quem sabe, para futuros eventos”, disse David durante o evento de lançamento oficial do “#SouManaus – Passo a Paço 2023”.
O prefeito anunciou que neste ano, já com a participação de patrocinadores, os cachês das atrações musicais não serão mais custeados pela prefeitura. “Todos os artistas serão pagos com recurso dos patrocinadores”, disse David.
A Prefeitura de Manaus trata o #SouManaus como o maior evento de artes integradas do Norte do país. A festa acontecerá na área portuária da cidade, no centro histórico da capital, nos dias 5, 6 e 7 de setembro.
No total, o evento reunirá 12 artistas nacionais e mais de 600 locais.
As atrações confirmadas no evento são: Zé Felipe e a influenciadora Virgínia Fonseca, Zeca Pagodinho, Humberto Gessinger, Léo Magalhães, Marina Sena, e Kevin o Chris. Nesta quinta-feira, o prefeito David Almeida anunciou as presenças do sertanejo Murilo Huff e a banda de rock Biquíni Cavadão, junto com as atrações religiosas: Padre Fábio de Melo, Isadora Pompeo, Israel Salazar e Somos Amém / Casa Workship.