Da Redação |
Profissionais de saúde do Governo do Amazonas realizam, neste fim de semana (08 e 09), orientação sobre a manutenção das medidas de prevenção à Covid-19 em cinco shopping centers de Manaus.
De acordo com comunicado do governo, a estratégia busca assegurar o cumprimento dos protocolos sanitários nos serviços e comércios com o objetivo de evitar a disseminação do novo coronavírus.
Uma das orientações feitas pelos profissionais, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), é a exigência dos estabelecimentos sobre a apresentação de cartão de vacina dos clientes, comprovando o esquema vacinal completo contra a Covid-19.
As recomendações incluem também o uso obrigatório e constante de máscara de proteção respiratória (por clientes e funcionários), a verificação de como o centro comercial controla o público circulante internamente nas lojas e praças de alimentação, além de como está sendo realizado o bloqueio de mesas nas praças, nos bares e restaurantes, com o objetivo de respeitar o distanciamento entre as pessoas.
Também está sendo orientado quanto à oferta de álcool em gel a 70% nos principais ambientes e lojas.
Casos em alta
O Amazonas registrou nas últimas 24h o diagnóstico de 426 novos casos de Covid-19. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (7) pela A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).
Desde o dia 3 de janeiro, segunda-feira, o total de casos registrados por dia vem aumentando.
No dia 3, no início da semana, foram registrados 88 casos. Dois dias depois 178 e no dia 7 o total de testes positivo em um único dia chegou a 363.
Os 426 casos registrados neste sábado representam um crescimento de 384% em comparação com o total registrado na segunda-feira.