MANAUS – A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) confirmou, em nota, na tarde desta sexta-feira, 15, que vai transferir para hospitais de outros Estados, bebês recém nascidos internados nas maternidades públicas do Amazonas.
“(…) assim como está ocorrendo com pacientes adultos com Covid-19, internados na rede estadual de saúde e que necessitam de suporte de oxigênio, a força-tarefa montada pelo Governo do Amazonas e Governo Federal também vai transferir, para hospitais de outros Estados, bebês recém nascidos internados nas maternidades públicas do Amazonas”, diz trecho da nota.
De acordo com a Secretaria, os bebês serão transferidos a partir da autorização dos pais e serão acompanhados pelas mães.
“Técnicos da secretaria estão trabalhando no planejamento da logística de transferência e o quantitativo está sendo avaliado de acordo com as condições clínicas dos recém-nascidos”, encerra a nota.
A medida é uma das estratégias para melhorar o atendimento nas unidades de saúde de Manaus que estão sobrecarregadas e sofrem com a escassez de oxigênio devido ao aumento da demanda nos últimos 15 dias.
Em entrevista à CNN, o presidente do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e secretário de saúde do Maranhão, Carlos Lula, informou que o Amazonas precisa transferir pelo menos 60 bebês prematuros.