MANAUS – O senador Plínio Valério (PSDB-AM) declarou que seria uma contradição a criação de uma nova zona franca no Brasil e que não acredita na efetividade dessa medida, anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante uma inauguração no Pará. Segundo Bolsonaro, a nova zona franca seria instalada na Ilha de Marajó.
“Seria o cúmulo da incoerência: acabar com uma que continua dando certo e criar uma desafiando o seu primeiro ministro (Paulo Guedes, da economia, que se diz contra o modelo de incentivos fiscais)”, ironizou Plínio.
“Seria o cume da contradição. Eles querem acabar com a Zona Franca de Manaus que está dando certo e criar outra? Não acredito nisso. No máximo uma zona de exportação [é possível ser criada]”, avaliou, ao ser questionado pelo ESTADO POLÍTICO nesta quarta-feira (4).
“Não é nem que eu torça contra isso, é porque não tem cabimento. Não cabe outra zona franca no Brasil. Para isso existe esse tratamento diferenciado da Zona Franca de Manaus. Espero que tenha sido só coisa de inauguração mesmo. Não acredito nisso não” reforçou.
“O que não quer dizer que nós cruzaremos os braços. Mas, estamos sempre atentos a isso, toda a bancada do Amazonas”, completou o senador.