MANAUS – A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou, na manhã desta terça-feira, 1º/4, o primeiro encontro do Grupo de Trabalho (GT) criado com o objetivo de elaborar uma Análise da Situação de Saúde do município.
Coordenado pela Gerência de Análise de Situação de Saúde da Diretoria de Inteligência de Dados (DID), o grupo reúne 60 gestores e técnicos de diversas áreas, que vão atuar de forma integrada para levantar desde doenças mais prevalentes até fatores sociais, ambientais e econômicos que afetam a saúde da população.
As atividades do grupo vão resultar em uma visão ampliada da realidade epidemiológica do município, de modo a fundamentar políticas e ações voltadas às necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A diretora de Inteligência de Dados da Semsa, Sanay Pedrosa, relata que o departamento trabalha rotineiramente na produção de estudos e levantamentos de forma a subsidiar as decisões da gestão municipal da saúde, visando a melhoria e a eficiência dos serviços da atenção primária. Com o GT, ela explica, esse processo ocorrerá de forma integrada, em conjunto com as diferentes áreas técnicas da pasta.
“O grupo busca articular esses diferentes setores e suas equipes para, de forma colaborativa, produzir essa análise, que vai subsidiar as ações da Semsa e de outras secretarias, que poderão se valer das informações ali contidas”, assinala.
Encontros
Após o primeiro encontro, realizado na sede da Semsa, o GT terá reuniões semanais a quinzenais com um subgrupo de técnicos que vai atuar na coleta e análise de dados, a serem validados pelas áreas técnicas nos encontros mensais, com todos os participantes, para apresentação e avaliação conjunta dos resultados. As atividades do grupo têm duração prevista de seis meses, prorrogáveis por mais seis.
Conforme o gerente de Análise da Situação de Saúde da Semsa, Alexandre Inomata, os estudos do GT serão baseados em dados epidemiológicos, demográficos e de acesso à saúde. As análises, ele aponta, seguem as diretrizes do Ministério da Saúde e devem subsidiar a gestão da saúde em seus planejamentos e decisões.
“Essa ação integra um esforço maior de modernização e aprimoramento da rede pública de saúde, alinhando as necessidades locais às diretrizes do SUS”, salienta o gerente.
Nessa linha, aponta Alexandre, o relatório técnico a ser elaborado pelo grupo de trabalho da Semsa tem como proposta subsidiar o Plano Municipal de Saúde, contemplando estratégias e políticas voltadas à realidade de Manaus, com ações articuladas e integradas de proteção, promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação.