Da Redação |
O presidente da comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Professor Samuel (PSD), informou nesta terça-feira (21) que a nova mensagem do Executivo fixando o reajuste dos profissionais da educação do município já se encontra na CMM.
A informação foi divulgada após vereadores de oposição cobrarem o enviou do projeto. Segundo Samuel, a matéria foi enviada à CMM na tarde de segunda-feira (20). O documento, no entanto, ainda não aparece no sistema eletrônico da Casa.
Samuel exibiu o documento durante sua fala.
Em vídeo gravado no último dia 10, a secretária de Educação, Dulce Almeida, informou que, nessa nova mensagem, a Prefeitura de Manaus vai utilizar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que fechou em 3,69% (nos últimos 12 meses), como medida para pagar a data-base dos trabalhadores da Educação.
O reajuste deste ano será restrito à reposição da inflação. A falta de aumento real é motivo de crítica da oposição.
No vídeo, a secretária ressaltou que a gestão do irmão, David Almeida (Avante), nunca deixou de pagar a data-base da categoria.
“Na gestão do prefeito David Almeida ele não deu quatro recomposições, foram cinco. Porque em 2021, quando ele assumiu, não tinha tido em 2020. Então, ele deu 2021 também. Com esse 3,69%, a gente chega a quase 35% de recomposição [salarial, em quatro anos]”, afirmou Dulce.