Da Redação |
A Prefeitura de Manaus decidiu adiar o início do passe livre para estudantes das redes municipal e estadual, previsto para valer a partir do dia 1º de fevereiro.
Em comunicado à imprensa, a prefeitura informou que a decisão foi tomada diante da inviabilidade de início das aulas presenciais na capital, a partir do dia 7, por conta da pandemia.
Para a prefeitura, se as aulas iniciarão apenas de forma remota, não há ainda a necessidade dos estudantes usarem o transporte coletivo.
“Com o início do ano letivo previsto para o dia 7/2 ainda de forma remota, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), decidiu alterar a data para o acesso da gratuidade aos estudantes da rede municipal e estadual no transporte coletivo por conta da pandemia da Covid-19. A medida foi necessária, porque o uso dos créditos da passagem é destinado ao transporte do aluno para ir à escola e o sistema não fará o carregamento dos créditos até que o calendário escolar normalize”, informou a prefeitura.
“Todos os estudantes da rede municipal e estadual que moram a mais de um quilômetro da escola que vai estudar, já estão com o direito da gratuidade no transporte coletivo garantido, mas, a Prefeitura de Manaus só vai liberar o acesso gratuito quando iniciarem as aulas presenciais. A partir do dia 7, as aulas vão iniciar de maneira remota, com isso, não existe a necessidade de o estudante utilizar o transporte coletivo”, disse o chefe da Divisão de Atendimento Social do IMMU, Jamily Campelo.
Segundo a prefeitura, enquanto isso, o aluno que quiser usar o transporte coletivo pode comprar meia-passagem.