MANAUS – O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, anunciou em entrevista à imprensa, em Manaus, na tarde desta quarta-feira, 4, a antecipação do pagamento do Bolsa Família e BPC (Benefício de Prestação Continuada) para beneficiários de municípios que decretaram Situação de Emergência devido à seca severa que atinge o Amazonas. O pagamento será realizado no dia 19 deste mês.
“Os municípios em emergência vai ser antecipado o pagamento do Bolsa Família e BPC agora para o dia 19 de outubro. Também aqueles agricultores do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) que tiverem perda de sua produção será feito o pagamento de seguro integral para esses trabalhadores”, anunciou o vice-presidente.
Integraram a comitiva federal os ministros Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança Climática), Sônia Guajajara (Povos Indígenas), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Alexandre Silveira (Minas e Energia), José Mucio Monteiro (Defesa), o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Aparecido Wolff Barreiros, e a secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Fernanda Mourão, além de representantes dos ministérios da Saúde, Desenvolvimento Social, Secretaria de Relações Institucionais (SRI) e Departamento de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Também estiveram presentes o prefeito de Manaus, David Almeida; o presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade; o senador Omar Aziz, que lidera a bancada federal; 10 prefeitos de cidades afetadas pela estiagem no Amazonas e outros parlamentares estaduais e federais do estado.
Seguro-defeso
Alckmin anunciou que o Governo Federal irá antecipar o pagamento do seguro-defeso para pescadores do Amazonas.
“Uma boa parte da população vive da pesca, então, o ministro André e a ministra Marina vão trabalhar para antecipar o seguro-defeso. Ele começaria em 15 de novembro, nós vamos trabalhar para antecipar dois meses. Com isso a gente ajuda os pescadores a terem de maneira antecipada o seguro-defeso”, disse o ministro.