MANAUS – O pesquisador Afrânio Soares, diretor-presidente da Action Pesquisas de Mercado, afirmou nesta quinta-feira (5) que, com base nas últimas sondagens, é certo que haverá segundo turno na disputa pela Prefeitura de Manaus, com a primeira vaga sendo conquistada pelo líder das intenção de votos, Amazonino Mendes (Podemos), que tem 29,2%.
Sobre o oponente, o especialista foi categórico: “(Quanto) a essa segunda vaga, eu não tenho certeza de nada, na verdade”. A declaração foi dada à TV Band Amazonas, que encomendou uma pesquisa de intenção de votos da Action, divulgada na ocasião.
O apresentador do canal de televisão questionou se a segunda vaga no segundo turno seria de David Almeida (Avante), que só perde para Amazonino nas intenções de voto (16,1%) do primeiro turno. Afrânio respondeu que é uma possibilidade, mas não a única.
“Essa segunda vaga pode ser do David Almeida”, disse, citando que outras sondagens internas da Action e de outros institutos indicam que David se mantém estável. “O que significa dizer que houve uma troca de posições muito grande, se a gente for pegar as últimas semanas. Candidatos desceram, candidatos subiram. E nada afetou o David Almeida. Significa que o eleitorado dele está à parte da briga que está acontecendo aqui (no meio). Um eleitor cativo, que está querendo mesmo votar nele realmente, que tá segurando ele ali e isso é bom para ele”, completou.
Ricardo Nicolau (PSD) e Zé Ricardo (PT), terceiro e quarto colocados nas intenções de voto, respectivamente, são os únicos que ameaçam tirar o posto de David. E ambos se mantêm em ritmo de crescimento.
“É como se ele (David Almeida) fosse uma meta para Ricardo Nicolau e José Ricardo. Ou seja, quem conseguir ultrapassar, tirar eleitor dele, captar esse eleitor dele, seria mortal para David Almeida, porque ao mesmo tempo que ele cairia outro, um desses dois, subiria e poderia ultrapassar”, observou Afrânio.
Reprodução/pesquisa
Srinpt final de Zé e alta meteórica de Nicolau
Afrânio Soares disse que algumas características de cada um dos candidatos devem ser levadas em consideração para projetar que vai para o segundo turno contra Amazonino. Zé Ricardo, por exemplo, deu guinadas na reta final das últimas campanhas majoritárias.
“O candidato do PT, José Ricardo, já concorreu em outras eleições – 2016 para prefeito e 2017 na eleição suplementar para governador. Se nós pegarmos a performance de José Ricardo nas urnas e o que ele vinha mostrando nas pesquisas naquele período, nós vemos que em ambas as situações ele tem uma espécie de sprint final, em que ele dá uma subida, apresenta uma tendência de subida. Ele aparece aqui empatado tecnicamente. Vocês, percebam que José Ricardo tem 0,1% a mais na espontânea que Ricardo Nicolau, na estimulada ele captou menos pessoas. Mas o ritmo do José Ricardo, que eu tenho pego nas eleições até hoje, ele é passo a passo, mas contínuo”, destacou.
Já o ritmo de subida de Ricardo Nicolau, Afrânio Soares classificou como “meteórico”. “Ele saiu do 7º lugar para o 6º em menos de uma semana, saiu do 6º para 3º em 10 dias, aproximadamente. E se mantém na terceira posição”, disse.
“O José Ricardo começou com 8% e agora está com 11%. Ele está fazendo uma curva ascendente. Então, os dois estão fazendo uma curva ascendente, Ricardo Nicolau e José Ricardo, com diferenças. Uma curva mais acentuada para o José Ricardo e uma curva menos acentuada para o Ricardo Nicolau”, analisou.