MANAUS – A Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) anunciou na quinta-feira, 16, que começa a usar neste ano um sistema que promete dar agilidade aos pagamentos de fornecedores.
O novo sistema, segundo a Sefaz, permite a realização de milhares de pagamentos simultaneamente, enquanto o sistema anterior possibilitava apenas um por vez.
A demora no pagamento por serviços já executados ou em processo de execução era, até aqui, um dos principais motivos de críticas de fornecedores ao governo e a Sefaz.
A nova ferramenta foi anunciada na quinta-feira, 15, durante o evento de abertura do exercício financeiro de 2020, realizado na sede da Sefaz.
O sistema de transações Paglista/Exepaglista, que já estão em uso, permite o pagamento simultâneo de milhares de ordens bancárias, o que deve agilizar o pagamento de despesas dos órgãos dentro do sistema de Administração Financeira Integrada do Estado (AFI).
“Isso foi uma grande inovação e permitiu agilizar a execução desse tipo de pagamento. No caso de um processo de pagamento de mil prestadores de serviço, que antes era preciso ser feito um a um, agora já pode ser realizado de uma só vez”, explica o chefe do Departamento Financeiro da Sefaz, Marcos André Pontes.
A coordenadora de núcleo do setor financeiro do Centro de Educação Tecnológica (Cetam), Vanessa Gonçalves, explica que o advento da Paglista dá mais agilidade e é capaz de minimizar erros nos processos de pagamento. “Já surtiu muita diferença. Antes demorava dois dias. Hoje é em cinco minutos”, explica.