MANAUS – A Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc) informou nesta quinta-feira (12) que vai contratar emergencialmente 2.868 professores temporários por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS) 2019/2020.
Segundo a Seduc, os profissionais atuarão nas escolas estaduais de Manaus e do interior do Amazonas. Ao todo, o processo selecionará educadores nas modalidades Ensino Regular, Educação Especial, Mediação Tecnológica e Unidade Prisional. Os editais completos do PSS estão disponíveis no site da secretaria que pode ser acessado aqui.
Serão admitidas inscrições somente via internet. Os candidatos poderão se inscrever gratuitamente neste site aqui, no período das 10h do dia 23 de dezembro de 2019 até as 16h do dia 6 de janeiro de 2020, observado o horário oficial de Manaus.
O secretário de Estado de Educação e Desporto, Vicente Nogueira, explicou que o processo é necessário, uma vez que, devido à abrangência da Secretaria de Educação, inevitavelmente, há necessidade de professores temporários.
“A todo momento há, por exemplo, professores pedindo licenças por motivos de doenças, licenças-maternidade, licenças por motivos pessoais e demais afastamentos. Por isso, a secretaria precisa estar preparada para não faltar professor em sala de aula”, disse Nogueira.
Os profissionais temporários ocuparão a maioria das vagas que não foram preenchidas pelo concurso público de 2018 e substituirão as contratações temporárias do PSS 2016. No total, com as duas convocações de concursados, a secretaria preencheu 4.026 vagas, restando, ainda, necessidade de substituir 2.987 professores do antigo PSS.
Das vagas ofertadas pelo processo, 293 são para a capital e 2.619, para o interior. Além disso, a secretaria irá formar um cadastro de reserva para que sejam chamados profissionais conforme a necessidade. Os professores começarão a atuar nas unidades de ensino do Estado no ano letivo de 2020, com carga horária de até 40h.