MANAUS – A Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc) adiou o retorno das aulas presenciais do Ensino Fundamental, previsto para a próxima segunda-feira (24).
Segundo o governo, o retorno ocorrerá depois que a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) validar os protocolos de segurança para evitar a disseminação do novo coronavírus.
Sob críticas do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinteam), as aulas presenciais do Ensino Médio, em Manaus, retornaram no último dia 10. Segundo o sindicato, há registros de casos de Covid-19 em quase 40% das escolas que voltaram às atividades.
A Seduc iniciou esta semana a testagem em massa em professores. Os sindicalistas alegam que é impossível colocar em prática nas escolas os protocolos de segurança estabelecidos pelo governo.
Agora, a secretaria estadual informa que “somente quando houver garantia da implementação dos protocolos, devidamente validados pela FVS-AM, em 100% das escolas, será possível promover esse retorno (Ensino Fundamental).
“Embora mais de 60% das escolas de Ensino Fundamental da cidade já estejam devidamente preparadas para o reinício das aulas, temos encontrado alguma dificuldade com a disponibilidade de insumos para a adequação da estrutura física dos outros 40% das escolas. Em razão disso, nós precisamos adiar o reinício das atividades para salvaguardar o bem maior, que é a segurança e o bem-estar de alunos e trabalhadores da educação”, informou o secretário de Estado de Educação em exercício, Luis Fabian Barbosa, por meio de assessoria.
Ensino Médio
As aulas do Ensino Médio, iniciadas no último dia 10 de agosto, continuam.
“As atividades estão mantidas, uma vez que as escolas já foram avaliadas pela FVS-AM e se encontram de acordo com os protocolos de saúde definidos para o funcionamento das instituições de ensino”, informou a Seduc.
Ensino Fundamental
Em Manaus, são 107 escolas de Ensino Fundamental, atendendo cerca de 110 mil estudantes nos Anos Finais e Iniciais. Com o adiamento, o retorno às atividades laborais dos mais de cinco mil profissionais dessa modalidade também será retomado posteriormente.