MANAUS – O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASEMS) e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (COSEMS/AM) realizaram nesta terça-feira (22), o 3º Fórum de Financiamento da Atenção Primária.
O objetivo do encontro, de acordo com organizadores, foi debater um novo modelo para o financiamento federal da Saúde nos municípios.
O encontro ocorreu no auditório de um shopping da capital e contou com a participação de técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (SUSAM) e secretários municipais de saúde dos municípios amazonenses.
“Já foram visitados 12 estados brasileiros e percebemos que o modelo atual não está atendendo as demandas dos municípios. Eu mesmo já visitei seis estados e percebi que há grandes diferenças entre as regiões. O que funciona aqui no Amazonas, por exemplo, não funciona no Rio de Janeiro, e o mesmo acontece com os demais estados. Por isso é importante ouvir os gestores para fazer ajustes no modelo de financiamento”, comentou o diretor financeiro do CONASEMS Hisham Hamida.
Para o presidente do COSEMS/AM, Januário Neto, o mais importante nesse movimento é a possibilidade de os municípios construírem, juntos, o novo modelo com o Governo Federal e os Estados.
“Desta forma, os gestores municipais conseguem desenvolver suas políticas públicas de acordo com suas reais necessidades. Ou seja, os processos deixam de ser engessados pelo Ministério da Saúde”, explicou.