Da Redação |
O engenheiro Cláudio Machado, conhecido como “Machadão”, foi exonerado do cargo de secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos de Presidente Figueiredo (a 125 km de Manaus) nesta segunda-feira (14), um dia após ser exposto em um vídeo da rede de lojas Havan que o acusa de tentar pagar menos por um produto trocando sua embalagem.
A exoneração foi publicada no Diário Oficial da AAM (Associação Amazonense dos Municípios do Amazonas) desta terça-feira, 15.
O caso ganhou repercussão após a Havan divulgar, em seu canal oficial, um vídeo intitulado “Amostradinhos de março”, que compila supostos furtos em suas lojas pelo país. Nas imagens, Machadão aparece manipulando um produto e sua caixa, mas não fica claro se houve efetiva troca. A narração do vídeo, no entanto, o acusa de colocar um item de R$ 749,90 dentro de uma embalagem de outro produto que custava R$ 129,90, chamando-o de “criminoso” e afirmando que ele “quis dar uma de espertinho”.
Machadão, ao site Amazonas Atual, negou qualquer conduta desonesta e afirmou estar enfrentando uma situação “muito delicada e profundamente dolorosa”, criticando o que chamou de “julgamentos precipitados”. Ele declarou estar “aberto a resolver tudo da maneira mais transparente possível” e anunciou que acionará a Justiça contra “tanta exposição”.
A Havan, conhecida por divulgar mensalmente vídeos de supostos furtos em suas lojas, destacou em sua publicação que “nada passa despercebido” em seus estabelecimentos, graças a sistemas de monitoramento inteligente.
Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Presidente Figueiredo não respondeu, até a publicação desta reportagem, qual a motivação para a exoneração do agora ex-secretário.
Veja a íntegra da Portaria de Exoneração:
