Por Janaína Andrade |
MANAUS – A formatura dos mil alunos-soldado que estão no curso de formação para aprovados no concurso da Polícia Militar do Amazonas será realizada em dezembro.
A informação foi dada pelo secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Vinicíus Almeida, ao ser questionado sobre o tema pelo site ESTADO POLÍTICO na manhã desta quinta-feira, 2.
“Os soldadescos devem formar agora em dezembro. Mas a gente espera que até junho, julho, mais tardar agosto, o Comando da Polícia Militar já ative o Batalhão Escola. Ativando o Batalhão Escola já é a fase do estágio operacional e aí eles começam a atuar nas ruas e a gente já vai ver muita viatura transitando na cidade e levando segurança pública. Então, esses alunos já estarão em fase de formação”, disse o secretário ao site.
Curso de formação
O curso de formação para os 1.121 aprovados no concurso da Polícia Militar do Amazonas iniciou em 1º de dezembro de 2023.
São 100 oficiais combatentes e 1.000 alunos-soldado combatentes e profissionais de Saúde: Cardiologista (1), Cardiologista ecocardiografista (1), Clínico-geral (2), Dermatologista (2), Endocrinologista (1), Gastroenterologista (1), Ginecologista (1), Neurologia (1), Oftalmologista (1), Ortopedia (1), Otorrino (1), Pediatria (1), Psiquiatria (1), Proctologista (1), Urologia (1), Veterinária (1), Enfermagem (1), Farmacêutico-Bioquímico (1) e Fisioterapia (2).
Chamamento
No dia 6 de novembro de 2023, o Governo do Amazonas realizou o chamamento de 1.704 aprovados em concursos da área de Segurança Pública. A ação representa um investimento do estado de R$ 12 milhões por mês. O Governo divulgou a nomeação, no dia 18/11 de 2023, no Diário Oficial do Estado (DOE).
Os aprovados prestaram concurso em 2022, 11 anos após último certame para as forças de segurança realizado pelo Estado.
Do total, foram chamados 1.121 aprovados da Polícia Militar do Amazonas (PMAM); 253 do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM); 170 da Polícia Civil do Amazonas (PCAM); 108 do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM); 40 da Secretaria de Segurança Pública (SSP/AM); e 12 do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), vinculado à SSP/AM.