Da Redação |
O secretário de Estado de Segurança Pública do Amazonas, coronel Vinícius Almeida, criticou, nesta quinta-feira (2), as câmeras de segurança instaladas em ônibus de Manaus.
Segundo o secretário, os equipamentos são mal posicionados e capturam imagens de baixa qualidade, o que prejudica a investigação de assaltos. Na sua fala, Vinícius declarou ainda que o combate à crimes que acontecem no transporte público não pode ser um “conta” apenas do Governo do Estado.
“A gente tem conversado muito com o Sinetram. E aqui peço apoio dos vereadores nesse sentido, para que melhorem o sistema de câmeras nos ônibus. O sistema de câmera é um sistema que não propicia a Polícia Civil fazer uma investigação, porque a imagem é muito ruim, o posicionamento dessas câmeras é voltado para o motorista e para o cobrador, onde na verdade deveria ser voltado para a entrada e saída do ônibus e para o ambiente interno desse ônibus, para melhorar a qualidade do inquérito depois, melhorar o trabalho da polícia civil. Nós temos temos outros problemas a seres discutidos com o Sinetram. Temos buscado esse diálogo. Mas essa conta não é só do sistema de Segurança Pública. Cada um tem que pagar um pedaço dela, para que a gente possa solucionar”, declarou o secretário, durante entrega de equipamentos de segurança no Centro de Manaus.
A instalação de câmeras em ônibus é uma iniciativa da Prefeitura de Manaus e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram).
De acordo com a prefeitura, o monitoramento através de câmeras já é uma realidade em 70% da frota e tem contribuído para a queda do número de assaltos.
Ao divulgar um balanço da medida em fevereiro deste ano, a prefeitura informou que a comparação entre janeiro de 2024 e o mesmo período de 2023 mostrou uma redução de 27.27% no número de assaltos e uma diminuição de cerca de 18.64% no valor das perdas resultantes desses roubos.