Da Redação |
Em vídeo publicado em suas redes sociais, na segunda-feira (23), o secretário de Saúde do Amazonas, Anoar Samad, pediu ajuda da população para combater doenças como gripe, covid e dengue.
De acordo com o secretário, há um crescimento “muito grande” dessas doenças no Amazonas. Sobre gripe e covid, Anoar ressaltou que todos os municípios têm vacina disponível e incentivou que a população busque a imunização.
Leia abaixo a fala de Anoar:
“Nós precisamos muito da ajuda da sociedade para que o cenário aqui do Amazonas não fique igual ao cenário que está acontecendo em outros estados do Brasil. Temos um aumento muito grande das doenças virais. Alguns estados estão montando, inclusive, tendas de atendimento, cidades que já montaram 12, 15, tendas de atendimento, justamente porque os hospitais de pronto-atendimento estão superlotados. Então, é muito importante que a população nos ajude. Gripe, nós temos vacina. Todos os municípios têm vacina disponível. Por favor, vacinem-se contra gripe. Covid: nós também temos vacina em todos os municípios. Por favor, procurem a sala de vacinação de seu município e faça a vacina. A dengue: estão aumentando muito em todo país os casos de dengue. É muito importante que vocês verifiquem a casa de vocês, o trabalho, se a caixa d’água está destampada, limpar o vasinho de planta, pneu, lata, qualquer recipiente que acumule água e a mantenha parada. Então, por favor, nos ajude, vamos combater essas viroses”.
Covid
Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), desde 2020, foram 639 mil casos de Covid confirmados da doença. O último óbito pela Covid-19 foi em agosto de 2023.
A Prefeitura de Manaus prorrogou até fevereiro de 2024 a vacinação contra a influenza (gripe) para os 18 grupos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde.
Gripe
A campanha de vacinação em Manaus iniciou no dia 13 de novembro. A meta da imunização é vacinar 90% das 567 mil pessoas que compõem sete grupos – crianças com idade de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); indígenas, a partir dos 6 meses de idade; idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; e professores do ensino básico e superior.
Dengue
A Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa) divulgou na segunda-feira (22) que apenas neste mês de janeiro de 2024 já foram confirmados 524 casos de dengue.
Somente na última semana (de 14 a 20 de janeiro), Manaus registrou 574 casos notificados (suspeitos) de dengue, dos quais 82 foram confirmados; outras 1.440 notificações da doença estão sendo investigadas.