Por Janaína Andrade|
MANAUS – O número de pessoas afetadas pela seca dos rios no Amazonas se aproxima de 300 mil, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil na tarde desta segunda-feira, 9.
Conforme boletim diário – uma das medidas do Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Situação de Emergência Ambiental – divulgado pelo Governo do Amazonas, até esta segunda-feira, 43 municípios estão em situação de emergência e 17 em alerta, afetando 74 mil famílias, aproximadamente 297 mil pessoas.
A vazante tem provocado deslizamentos de terra, morte de animais e o esvaziamento de rios, além de dificultar a chegada de alimentos e água potável a municípios mais isolados.
Nesta terça-feira, 10, o governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), irá presidir uma reunião com o Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Situação de Emergência Ambiental para atualizar a situação de áreas afetadas e reforçar a atuação do Estado para minimizar o impacto que a estiagem severa causa no Amazonas.
Após a reunião, Wilson irá conceder entrevista à imprensa na sede do governo, localizado na avenida Brasil, bairro Compensa, zona oeste de Manaus.
Foto: Mauro Neto / Secom