MANAUS – Edição do Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (3), publicado nesta terça-feira (4), confirma cinco mudanças de importantes cargos da cúpula da segurança pública do Amazonas.
Como novo subcomandante-geral da Polícia Militar, assume o coronel José Cláudio Nonato da Silva, no lugar do coronel Raimundo Alvaro Leite Cavalcante.
Após a exoneração do coronel Julio Sergio Costa do Nascimento, assume como Chefe de Estado Maior, o coronel Ayrton Ferreira do Norte.
O Governo também tirou a chefia da Corregedoria-Geral da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) de Iris Luciana Trevisan Coelho, e nomeou Hildeberto de Barros Santos.
O cargo de confiança de secretário executivo adjunto de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança da SSP-AM, antes ocupado pelo coronel Dan Câmara, agora será do coronel Gilberto de Andrade Gouvêa. O cargo estava vago desde a saída de Dan Câmara, em maio.
Na Polícia Civil foi confirmada a exoneração do delegado Antônio Chicre Neto do cargo de delegado-geral adjunto. No seu lugar assume Ivo Martins.
No mês passado, o governo anunciou que colocará em prática um programa de segurança baseado na consultoria internacional da empresa do ex-prefeito de Nova Iorque, Rudolph Giuliani.
Na ocasião, Amazonino nomeou o coronel Walter Cruz secretário extraordinário para coordenar a implantação do programa GuardiAM 24 horas, com superpoderes no setor de segurança, inclusive o de trocar comandantes.
O ESTADO POLÍTICO apurou que o poder dado a Cruz não agradou muito o setor, principalmente a quem ocupa hoje os postos de comandos. E que o pedido de exoneração do Comandante da Polícia Militar, David Brandão, teria relação com o coronel. / J.A.