Da Redação |
Ao comentar a atuação de criminosos conhecidos como “piratas”, que agem nos rios do Amazonas promovendo assaltos a embarcações e até homicídio, o deputado estadual Rozenha (PMB) disse que se nada for feito os rios do Amazonas serão tão violentos quando a costa da Somália, país do continente africano.
“Ou se toma uma providência efetiva, ou o rio Amazonas vai se tornar algo parecido com a costa da Somália. [O rio Amazonas] É muito grande para a Polícia Federal, é muito grande para a Polícia Civil”, disse Rozenha ao complementar o discurso do colega Wilker Barreto (Mobiliza), que debateu o tema ao longo da semana na ALE-AM (Assembleia Legislativa do Amazonas).
Para o deputado do PMB, o problema poderia ser enfrentado por meio de uma polícia fluvial, ideia que já foi manifestada pelo ex-governador e senador Omar Aziz (PSD).
Rozenha disse que as ações do Governo do Amazonas empregadas até aqui não são suficientes.
“Se nas ruas [de Manaus] os bandidos estão tranquilos, imagina nos rios”, afirmou Rozenha.
Somália
A costa da Somália ficou conhecida mundialmente pela ação violenta de piratas, que promovem ataques e sequestros a embarcações que navegam pela região.
Operações conjuntas, inclusive com cooperação internacional, resultaram numa queda da violência, desde 2011, mas o problema ainda não é considerado resolvido pelo governo local.