MANAUS – O candidato Ricardo Nicolau (PSD) anunciou neste sábado (10) a proposta de criação da Casa da Mulher e da Rede de Proteção à Mulher, que estão previstas no seu plano de gestão.
Os projetos foram lançados no I Fórum de Debates do Comitê da Mulher da coligação, neste fim de semana. O espaço, localizado no Comitê Central, no Distrito Industrial I, zona sul de Manaus, foi criado pelo candidato no início da campanha para prestar apoio à organização das campanhas das candidatas coligadas, além de debater políticas públicas femininas.
“É importante criar instrumentos, inclusive financeiros, para dar independência a essas mulheres vítimas de violência e elas poderem se sentir mais confiantes para seguirem em frente. Ouvindo lideranças femininas, chegamos ao consenso sobre a importância desta ajuda financeira temporária”, disse Ricardo Nicolau, ao lado da esposa Márcia Nicolau, advogada e coordenadora do Comitê da Mulher.
De acordo com Ricardo Nicolau, a Casa da Mulher será um espaço que receberá vítimas da violência doméstica, com ou sem filhos. No local, segundo ele, a mulher terá acolhimento e receberá orientações jurídicas a respeito de como proceder mediante separação ou até que o agressor deixe a residência comum do casal/família.
“Outro objetivo da Casa da Mulher é funcionar como um ambiente de transição, onde a mulher possa se reestabelecer minimamente para construir uma nova vida. O tempo de permanência na Casa deve variar caso a caso”, disse Nicolau.
Já a Rede de Proteção à Mulher trata do atendimento ao público feminino pela Guarda Municipal, a ser realizado de maneira ainda mais atenciosa. “Faremos um trabalho também de conscientização social para a redução da violência contra a mulher em escolas municipais e demais instituições públicas”, comentou o candidato.