MANAUS – O deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) anunciou na manhã desta quinta-feira, 8, que irá assinar o pedido de instalação da CPI da Asfixia, apresentada na terça-feira, 6, pelo deputado estadual Delegado Péricles, do PSL.
O parlamentar afirmou que irá assinar o pedido de CPI e que também apresentará um requerimento para que a Comissão investigue o que ocorreu dentro dos hospitais do Estado e das unidades de saúde do Município durante a pandemia do novo coronavírus.
“Eu quero informar aos senhores deputados que irei assinar o pedido de cpi, mas vou apresentar um requerimento. É preciso investigar o que houve de verdade dentro dos hospitais para o elevado número de óbitos. Sabemos que faltou oxigênio, medicamentos, profissionais. Acho que é preciso darmos uma explicação à sociedade na condução como um todo, ações e omissões. Isso inclui também as unidades básicas de saúde, UPAs, SPAs”, disse Nicolau durante a sessão plenária da ALE-AM (Assembleia Legislativa do Amazonas) desta quinta.
A CPI proposta por Péricles tem como foco a crise do oxigênio, seria a “CPI da Asfixia, mas investigará também, a pedido dos deputados de oposição Wilker Barreto e Dermilson Chagas, ambos do Podemos, os contratos do governo estadual referentes à pandemia.
Além de Nicolau, já assinaram o pedido de CPI os deputados Delegado Péricles, Serafim Corrêa (PSB), Sinésio Campos (PT), Wilker Barreto e Dermilson Chagas.
Para que a CPI seja aberta são necessárias as assinaturas de 1/3 dos 24 deputados, ou seja, oito.