MANAUS – O jornalista e âncora da BandNews FM e do Jornal da Band, Ricardo Boechat, classificou de “cinismo atroz” a desistência em cima da hora de Wilson Lima, candidato ao governo do Amazonas pelo PSC, de participar do debate de quinta-feira (18) à noite, na TV Band Amazonas, sob o argumento de que as regras do debate nas estavam claras.
“Essa atitude do candidato fujão, em Manaus, é conversa fiada, dizer que as regras não estavam claras. Podia dizer: ‘não vou, não quero, acho inútil’. Fala o que quiser. Agora dizer que as regras não estavam claras, mais impõe da sua própria pouca clareza, para não dizer nenhuma. Dizer que as regras não estão clara é de um cinismo atroz”, comentou o jornalista, no jornal da BandNews FM, que foi ao ar na manhã desta sexta-feira (19).
Por conta da ausência de Wilson Lima, a TV Band Amazonas realizou uma entrevista com o candidato Amazonino Mendes (PDT). Por ordem da Justiça Eleitoral, o programa foi interrompido quando chegava ao final. A decisão foi provocada pela campanha do candidato do PSC, que alegou que a realização da entrevista ofendia a igualdade de disputa entre os dois.
Os advogados de Wilson sustentaram sua tese para o cancelamento do programa com o argumento de que a TV em questão é dirigida no Amazonas pela família da vice na chapa de Amazonino, Rebecca Garcia (PP). O juiz auxiliar do TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral), Bartolomeu Júnior, concordou.
A coligação de Amazonino disse em nota que o adversário fugiu do confronto com o governador. E lembrou que no primeiro turno Wilson Lima participou do debate na mesma emissora, sem fazer nenhum objeção com relação às regras ou ao parentesco de Rebecca com um dos sócios da televisão.
Desempenho
Wilson Lima passou para o segundo turno com uma vantagem de 0,9% para Amazonino.
A primeira pesquisa do Ibope neste segundo turno no Amazonas divulgada nesta sexta-feira (19) mostra o candidato a governador Wilson Lima (PSC) com 65% das intenções de voto, contra 35% do atual governador e candidato à reeleição Amazonino Mendes (PDT). O cálculo leva em consideração apenas os votos válidos, ou seja, exclui os brancos, nulos e indecisos.
Onde foi feita?
A campanha de Amazonino criticou os números do Ibope, afirmando que a pesquisa não possui arquivo de bairros/municípios, o que dificulta a aferição do resultado e pode mascarar a real estatística sobre intenção de votos.
“O real resultado que vai definir o vencedor na eleição para governador só será divulgado mesmo na noite do dia 28 de outubro”, informou a campanha de Amazonino, em nota.
Abaixo a entrevista de Amazonino na TV Band Amazonas: