MANAUS – O presidente Jair Bolsonaro (PSL) se reúne nesta quinta-feira (11), em Brasília, com os deputados federais, senadores e com o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC).
O objetivo principal do encontro é a discussão sobre os subsídios para o polo de concentrados da Zona Franca de Manaus.
A bancada vai buscar o fim do decreto presidencial nº 9.394/2018, do então presidente Michel Temer, que reduziu a alíquota do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), no polo de concentrados, de 20% para 4%, o que para a bancada amazonense põe em risco a ZFM.
“A pauta vai ser a questão da ZFM, da segurança jurídica, principalmente em relação aos concentrados, que nós temos aí um limite de prazo para tentar resolver esse problema”, disse o coordenador da bancada no Congresso, senador Omar Aziz (PSD).
Outros temas a serem levantados pela bancada, segundo Omar, é a BR-319 e a recuperação de aeroportos em municípios do interior do Amazonas.
“A segunda questão é a BR-319, pois nós precisamos ter agora uma palavra do presidente. Até agora vi muita gente falando muito, mas nós queremos saber dele qual é o cronograma que ele pretende começar a trabalhar a BR-319. Uma terceira questão que nos foi colocada é a questão dos aeroportos no interior do Amazonas, onde nós precisamos adequar, e construir aeroportos nos muitos municípios que não tem aeroportos”, concluiu Omar Aziz.