MANAUS – O novo decreto estadual restritivo de circulação de pessoas no Amazonas, que passa a valer a partir da próxima segunda-feira (22) até o dia 28, permite o funcionamento dos restaurantes, com 50% da capacidade, de 6h às 16h, de segunda a sábado.
O delivery continua permitido até as 22h e o drive-thru até as 18h.
A regra também vale para lanchonetes (desde que tenham o CNAE de restaurante como atividade principal) e para os restaurantes localizados nas praças de alimentação dos shoppings.
O anúncio das medidas foi feito pelo governador Wilson Lima no início da tarde desta sexta-feira (19), em transmissão pelas redes sociais.
Os estabelecimentos devem manter todos os protocolos de segurança sanitária, como distanciamento e disponibilização de álcool em gel. “Levantou, tem que colocar a máscara”, observou Wilson Lima.
O governador disse que a flexiblização foi discutida com os setores e leva em consideração os indicadores epidemiológicos da Covid-19, com ligeira queda, e as necessidades econômicas e sociais, uma tentativa de estabelecer um equilíbrio.
Wilson disse que a mudança, no entanto, está sujeita à evolução da pandemia e que o governo pode voltar atrás e endurecer a restrição novamente caso os indicadores da doença voltem a subir. Para evitar isso, pediu a colaboração da população para evitar aglomerações e que as pessoas só saiam de casa em caso de necessidade.