MANAUS – Representantes da Organização de Ajuda Humanitária Médicos Sem Fronteiras apresentaram nesta quarta-feira, 13, em reunião virtual com o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), proposta de parceria no combate à pandemia do novo coronavírus no estado.
De acordo com a coordenadora do projeto no Amazonas, Cecília Hirata, as ações pensadas para o estado compreendem desde a comunicação em massa de orientações de prevenção até a vinda de profissionais de saúde, o que ampliaria, assim, a capacidade de assistência das unidades de saúde da capital e do interior.
“No primeiro momento, teríamos como foco atividades que aconteceriam dentro da grande Manaus e em seguida, a gente conseguiria atingir o interior do Amazonas, que sente esse impacto da doença por serem populações mais vulneráveis”, disse Hirata.
Com experiência de atuação em diversas epidemias no mundo, como o recente surto de ebola na África e a pandemia do novo coronavírus em países da Europa, como Itália e Espanha, a organização desenvolveu um plano de atuação para reforçar à atuação do governo na capital e no interior.
“Estamos aqui para trabalhar de forma colaborativa. As nossas equipes estão à disposição e precisamos apenas discutir como tecnicamente as ações podem ser realizadas”, disse Wilson.
Para a secretária de Saúde, Simone Papaiz, que também esteve na reunião, o trabalho de diagnóstico realizado pela organização vai contribuir com a Susam, principalmente, pela experiência em atuar em situações de conflito.
“As ações propostas estão bem de acordo com o que nós estamos desenvolvendo e essa vivência deles na atuação em crise, em outros países só vem a agregar”.